12 setembro 2010

Igreja católica: 13 vítimas de pedofilia se suicidam na Bélgica

 

 

Foram registrados 475 casos entre as décadas de 1970 e 1980 no país

Da Redação

Um documento da comissão que investiga denúncias de abusos sexuais por parte de padres católicos, na Bélgica, revela que 13 das 475 vítimas se suicidaram, sendo que mais seis destas tentaram se matar. Do total de pessoas molestadas, dois terços são homens, sendo que a maioria tem idade em torno dos 15 anos. De acordo com o jornal espanhol "El País", das 199 páginas do relatório, 100 dizem respeito somente aos testemunhos das vítimas.

O texto, de autoria do psiquiatra infantil Peter Adriaenssens, cita casos ocorridos nos anos 70 e meados da década seguinte. Durante a apresentação das conclusões, Adriaenssens repudiou as pressões e a lei de silêncio que imperaram durante muito tempo na direção da igreja belga sobre os abusos. Em abril deste ano, o bispo de Bruxelas, Roger Vangheluwe, admitiu que teve relações sexuais com um menor de idade.

A maioria dos molestados estudou em escolas católicas. O psiquiatra disse que o trabalho da comissão foi realizado em função da busca pela verdade e, também, da reconciliação, visto que a maior parte das vítimas, hoje adultos com cerca de 40 anos, ainda convive com os traumas do passado.

No entanto, um dia antes da divulgação do documento, um tribunal belga declarou ilegais as buscas realizadas pela polícia durante as investigações sobre os abusos. Com a decisão, os arquivos confiscados não poderão ser usados no processo.

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

CONHEÇA NOSSA TRAJETÓRIA DE POSTAGENS

LIVROS - AUTORES e ASSUNTOS DO SITE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails