07 julho 2010

Igreja Universal no mundo: Estados Unidos

 

O trabalho começou nos anos 1980, e hoje conta com mais de 140 igrejas

Por Cinthia Meibach


No próximo dia 9 de julho, a Igreja Universal do Reino de Deus completará 33 anos de existência. Durante todos esses anos, a IURD enfrentou muitos desafios, lutas e perseguições no Brasil e pelo mundo afora, mas também conseguiu levar a Palavra de Deus para milhares de pessoas.


O início do trabalho de evangelização no exterior começou nos anos 1980, nos Estados Unidos. Atualmente, os bispos Renato Cardoso e Paulo Roberto Guimarães estão à frente da evangelização naquele país, que conta com mais de 140 igrejas instaladas em seu território, onde todos os dias vidas são transformadas pelo poder da fé.


Mas esse crescimento foi conquistado diante de muitas lágrimas e perseverança, como relatou o bispo Edir Macedo à Revista Plenitude (julho/ 2005), acerca do início da Obra no estado de Nova Iorque: "Me lembro bem de uma sexta-feira à noite, quando eu e a Ester (esposa do bispo) voltávamos da igreja. Eu estava muito contente, pois havíamos feito uma reunião para pouco mais de 20 pessoas. Mesmo cansado e tendo que dirigir mais de 50 quilômetros até chegarmos em casa, ainda assim eu estava tão alegre que ia externando minha satisfação com a Ester pelo caminho. De repente, notei que ela estava com os olhos vermelhos e vi algumas lágrimas rolando pelo seu rosto. Estranhei e perguntei o que havia acontecido, se ela estava se sentindo mal. Ester disse que não era nada, mas insisti e finalmente ela contou o motivo: 'Estou profundamente triste porque a igreja tem estado vazia'. A declaração dela me fez lembrar do primeiro dia naquela igreja, quando ouvi de um pastor norte-americano que Nova Iorque era um 'cemitério de pastores'. As palavras de desânimo dele vieram à minha mente enquanto dirigia. Mas imediatamente, também lembrei da promessa do meu Senhor: 'Ide... Porque eis que estou convosco...' A alegria que já estava se desfazendo dentro de mim, retornou com mais força ainda e, tendo repreendido o choro da Ester, determinei e confessei naquele momento: 'Agora é que nós vamos arrebentar, pois a Palavra de Deus não serve apenas para libertar, mas para consolar, confortar, animar, dar força, enfim, se usada aliada à inteligência, produz benefícios imediatos'."


De acordo com o bispo Renato, muitos norte-americanos têm uma base cristã, mas não sabem como usá-la para resolver seus problemas, e quando chegam à IURD ficam maravilhados, pois não estão acostumados com uma igreja que abre todos os dias e com pastores vivendo exclusivamente para fazer a Obra de Deus, sem cobrar nada por isso. "Eles facilmente se apaixonam pela IURD, pois veem sinceridade e dedicação por parte dos pastores e obreiros que se dedicam totalmente por cada alma que chega", explica.


O bispo também conta que a maior dificuldade na região é a falta de auxiliares para ajudar no crescimento da Obra: "A nossa maior dificuldade aqui nos Estados Unidos tem sido em fazer discípulos. Há muitas igrejas que temos que fechar para o pastor vir à reunião de pastores, por não haver auxiliares. É triste ver como os jovens têm se afastado de Deus e se embriagado com a música, a internet e o mundo material, que é tão fácil de conquistar aqui."


Semanalmente, voluntários da IURD visitam hospitais, presídios e lares de idosos abandonados. Além de contar com um trabalho voltado exclusivamente para os jovens, chamado Youth Power Group (Grupo Juventude de Poder, em português).


A evangelização nos Estados é feita por meio de literaturas, programas de tevê, rádio, internet, visitas e serviço de "Drive-True da oração" para atender aos motoristas que necessitam de orações. Recentemente, um novo método de evangelização foi criado, o "Curso para Casamento". Mórmons, Judeus, ateus e pessoas de diversas crenças despertam o interesse pela novidade e participam do curso, que tem duração de duas semanas. Tudo porque o Espírito que move a Igreja Universal é o mesmo em todo o mundo: o Espírito Santo. Independentemente de crenças, culturas, raças e idiomas, Ele ultrapassa as fronteiras e, por meio dos seus servos, transforma vidas em uma "linguagem Universal" compreendida por todos: o amor ao próximo.



Transformação de vida


Amor que chegou à família Alvillar (foto à esquerda), membros da IURD da Cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. O gerente Rodolfo Alvillar, de 39 anos, estava casado havia 15 anos quando se envolveu com uma amante. Ao descobrir a traição, a esposa dele, Romelia Alvillar, de 40 anos, ficou desesperada, sem saber qual atitude tomar. "Quando me dei conta de que ele estava me traindo, começamos a brigar e chegamos à agressão física", conta ela. Os filhos do casal também sentiram a traição e passaram a odiar o pai. Além dos conflitos dentro de casa, as finanças do casal não iam bem, e o divórcio parecia ser a única solução para todos.


O milagre da transformação por meio da fé no Senhor Jesus, que milhões de brasileiros já conhecem, alcançou também o casal norte-americano. Romelia conta que o esposo começou a participar primeiro das reuniões na IURD, e logo deixou a vida de adultério, tornando-se um marido dedicado e fiel. Os dois passaram a frequentar os encontros e hoje desfrutam das bênçãos prometidas por Deus. "Além da união familiar, Deus respondeu nossos pedidos financeiros e atualmente meu marido ganha muito bem. Conseguimos comprar a casa de nossos sonhos. Agradeço a Deus pela existência da Igreja Universal na minha vida", finaliza.


Veja galeria de fotos da IURD nos Estados Unidos

 

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

CONHEÇA NOSSA TRAJETÓRIA DE POSTAGENS

LIVROS - AUTORES e ASSUNTOS DO SITE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails