23 junho 2010

O que fazer com as pilhas e baterias de celular?

São vendidos anualmente mais de 1,2 bilhão de pilhas e mais de 20 milhões de baterias. Menos de 1% desse volume é reciclado

Da Redação

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), são vendidas por ano, no País, mais de 1,2 bilhão de pilhas e mais de 20 milhões de baterias de celulares. Menos de 1% desse volume é reciclado. O Ministério do Meio Ambiente calcula que em São Paulo são descartadas anualmente 152 milhões de pilhas comuns, 40 milhões de pilhas alcalinas e cerca de 12 milhões de baterias de celular, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A soma é superior a 200 milhões de unidades a cada ano.

Mas o que fazer com as pilhas e baterias velhas que não servem mais? "As pilhas e baterias de celular devem ser dispostas nos postos de coleta, visto que a disposição de forma inadequada pode provocar danos ou impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Jamais devem ser jogadas no lixo de casa, pois elas possuem componentes como mercúrio, cádmio, manganês, cobre, níquel, cromo, chumbo, entre outros, que nunca se decompõem na natureza e podem contaminar o solo, rios e até os seres humanos, causando sérios danos à saúde", esclarece o engenheiro Casemiro Tércio Carvalho, coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano, tais como alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarreias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo; e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Dicas para o uso correto

- Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar;

- Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo;

- Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar;

- Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade;

- Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade;

- Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente;

- Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios;

- Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir;

- Pelas mesmas razões, não as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las;

- Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se transformem em brinquedo de crianças;

- Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis.

Onde depositar

Quem quiser saber onde encontrar um posto de coleta de pilhas e baterias usadas, em São Paulo, pode ver a lista de endereços em http://www.e-lixo.org .

Em relação especificamente às baterias de celular, o Portal Arca Universal entrou em contato com as principais operadoras de telefonia atuantes no País para saber se tinham postos de coleta. Todas informaram possuir esses postos em suas lojas mesmo, sendo que algumas mantêm coletoras também em supermercados, shoppings e locais de grande fluxo.

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

CONHEÇA NOSSA TRAJETÓRIA DE POSTAGENS

LIVROS - AUTORES e ASSUNTOS DO SITE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails