14 junho 2010

Como cuidar dos dentinhos do seu filho

 

O sorriso saudável de uma criança começa na barriga da mãe, que deve ter uma higiene bucal adequada e alimentação saudável durante a gravidez

Por Débora Ferreira

Os dentes do bebê começam se desenvolver durante a quinta ou sexta semana de gestação. Nesse período, é fundamental que a futura mamãe cuide muito bem da alimentação, evitando o consumo de guloseima - principalmente com alto teor de açúcar, para que o bebê não tenha uma pré-disposição e preferência por doces -, e da própria saúde bucal, para garantir o desenvolvimento de uma dentição saudável e perfeita da criança.

O nascimento dos dentes de leite normalmente tem início por volta dos 6 meses de idade, quando o bebê pode apresentar sintomas como irritação, febre e incômodos. Mas não se assuste, procure distraí-los com mordedores de borracha, para que eles amaciem a gengiva e não sintam o desconforto local. Nessa fase é hora de começar a limpeza, que pode ser feita com uma gaze ou fralda de pano para retirar alguns resíduos que permanecem na boca.

"Após as indicações de um odontopediatra, começamos os cuidados diários com a saúde bucal da Lara, quando os dentes dela começaram a nascer. A cada amamentação, limpávamos com uma fralda úmida", comenta Delma Monteiro, dona de casa e avó de Lara Monteiro, de 1 ano e 4 meses.

Quando a criança já estiver com os oito primeiros dentinhos, está na hora do uso da escova dental. Escolha uma com cerdas macias e cabeça pequena. É importante também dar início ao hábito de utilizar o fio dental e flúor, que apesar de combater a manifestação da cárie, deve ser usado com cuidado e moderação, para que a criança não engula o líquido.

Procure sempre remover os restos de leite ou qualquer alimento que possa ficar acumulado nos dentes. A língua e a bochecha também requerem todos os cuidados e limpeza. "O método mais efetivo para a limpeza dos dentes é colocar a escova inclinada sobre a gengiva, fazendo movimentos circulares, de dois em dois dentes, deslizando de cima para baixo, na parte de dentro, movimente a escova de cima para baixo. Já na superfície mastigatória dos dentes, faça movimentos de vai e vem e, por fim, limpe a língua", aconselha Carla Sant´Ana, cirurgiã dentista.

Além da higiene feita com a escovação, o uso do fio dental é muito importante. Corte aproximadamente 25 centímetros, enrole nos dedos e passe suavemente entre os dentes e a gengiva, repetindo algumas vezes. O sucesso dos dentes da criança depende muito dos pais, que além de mantê-los sempre limpos, devem levar os filhos periodicamente ao dentista, para verificar se existe alguma cárie ou até mesmo ver os próximos dentes que nascerão.

Segundo Carla, geralmente as crianças desde muito pequenas querem fazer as etapas da escovação sozinhas, a fim de mostrar independência. É importante que sejam motivadas pelos pais, mas a manutenção deve ser refeita ao menos uma vez por dia pelos adultos.

O que fazer em cada fase da criança:

Até 6 meses: O ideal é limpar a boca com uma gaze úmida após cada alimentação, principalmente na hora de dormir. Disciplina nos hábitos alimentares é fundamental.

Dos 6 aos 12 meses: Momento para fazer a primeira consulta ao odontopediatra, pois nesse período o primeiro dentinho vai aparecer. Procure usar escovinhas de cerdas macias e arredondadas.

Dos 12 aos 24 meses: Quando a criança aprender a bochechar, inicie o uso do creme dental na quantidade de um grão de ervilha e o uso do flúor.

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

CONHEÇA NOSSA TRAJETÓRIA DE POSTAGENS

LIVROS - AUTORES e ASSUNTOS DO SITE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails